0%

Assim como os peixes ricos em ômega-3, o krill vive em águas frias e é um pequeno crustáceo. Esse incrível animal de coloração avermelhada tem um papel importante na cadeia evolutiva das baleias, considerado um alimento rico para elas.
Contudo, já se sabe que o krill é uma fonte de nutrientes importantes não apenas para o ecossistema marinho, mas também para o nosso corpo.

Composição do suplemento de óleo de krill
O óleo extraído do krill é composto com os ácidos graxos EPA e DHA e, por isso, pode ser recomendado como uma opção para suplementar ômega-3. Além disso, apresenta naturalmente astaxantina na sua composição. Esse importante carotenoide é responsável pelo seu pigmento avermelhado e apresenta efeitos antioxidantes.
Somado a essas características, o óleo de krill também conta com fosfolipídios, os quais facilitam ainda mais a absorção do ômega-3 no organismo, principalmente nas células cerebrais. A colina também está presente, nutriente que apresenta efeitos benéficos para o cérebro, fígado e na recuperação muscular.

Benefícios de óleo de Krill

1-Potência superior: O óleo de krill não só tem 48 vezes mais antioxidantes do que o óleo de peixe, mas também possui uma potência maior em seus efeitos metabólicos, o que significa que você precisa de muito menos consumo para receber os benefícios. Um estudo publicado na revista Lipids confirma isso. Nela, indivíduos que tomavam óleo de krill exigiam apenas 63% da quantidade que aqueles que tomavam óleo de peixe precisavam consumir para receber os mesmos benefícios de saúde.

2- Livre de contaminantes: O peixe do qual o óleo de peixe é extraído é frequentemente contaminado com metais pesados e mercúrio. O Krill não incorre no mesmo risco devido ao seu tamanho reduzido e ao fato de estar no final da cadeia alimentar.

3- Contém Fosfolipídios : Como mencionado, o fosfolipídio desempenha um papel significativo na forma como o óleo de krill é absorvido pelo seu corpo. O ômega-3 é solúvel em água, mas não pode ser transportado pelo sangue em sua forma livre. Assim, ele precisa dos fosfolipídios, algo que o óleo de krill tem e o óleo de peixe não.

4-Contém Fosfatidilcolina : Composta parcialmente pela colina, um precursor da acetilcolina que envia sinais nervosos para o cérebro, e pela trimetilglicina, capaz de proteger o fígado, a fosfatidilcolina é necessária para uma melhor absorção do ômega-3.Caso opte pelo óleo de peixe, seu fígado ainda precisará encontrá-lo e anexá-lo à fosfatidilcolina para que possa ser melhor utilizado. Mas como o óleo de krill já possui fosfatidilcolina, ele se torna superior em termos de biodisponibilidade.

5-Menor propensão à oxidação : O óleo de krill possui astaxantina, o que o torna mais estável e menos propenso a oxidar em seu corpo. O óleo de peixe, que não possui astaxantina, é mais suscetível à oxidação, promovendo a formação de radicais livres e aumentando a necessidade de antioxidantes.

6- Mais sustentável para o ambiente : A pesca de krill é um processo rigorosamente monitorado e, embora haja alegações de que os suplementos de óleo de krill estejam esgotando o suprimento do oceano, o fato é que apenas uma pequena percentagem da biomassa global de krill é pescada por ano. A Commission for the Conservation of Antarctic Marine Living Resources (CCAMLR) observa que "a captura anual real é de cerca de 0,3% da biomassa não explorada do krill".

Benefícios de Astaxantina
1. Saúde ocular: o carotenoide apresenta efeitos positivos em pessoas com degeneração macular, bem como efeitos protetores em indivíduos com pressão intraocular elevada.
2. Neutraliza os radicais livres: os radicais livres podem causar danos oxidativos, levando a doenças. Uma dieta que conta com antioxidantes pode neutralizar esses radicais. Tomar 4mg de astaxantina diariamente, por 4 semanas, reduz os níveis sanguíneos de malondialdeído, um marcador do estresse oxidativo..

3. Age como anti-inflamatório: reduz o risco de doenças como cataratas, demência e Alzheimer. Ainda fornecem proteção para seu cérebro, olhos e sistema nervoso central. Isso acontece pela capacidade que a substância tem de inibir a ativação de macrófagos — célula de defesa do organismo —, suspendendo a secreção de citocinas pró-inflamatórias (responsáveis por acelerar o processo inflamatório para lidar com infecções) e reduzindo a degradação de matriz extracelular e membranas basais..

4. Protege o sistema cardiovascular: capacidade de inibir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL), levando os pesquisadores a concluir que ela pode ajudar a proteger contra a aterosclerose.

5. Proteção gástrica: a astaxantina pode ter efeitos gastroprotetores contra a Helicobacter pylori, bactéria relacionada ao desenvolvimento de úlceras estomacais e câncer de estômago..

6. Aumenta a fertilidade: homens considerados inférteis por pelo menos 12 meses antes do tratamento – que tomaram 16g de astaxantina por três meses tiveram um aumento nos parâmetros de esperma e fertilidade..

7. Equilibra a testosterona: pela capacidade de inibir a enzima 5-alfa-redutase, que converte a testosterona DHT, um hormônio envolvido no aumento da próstata, calvície de padrão masculino e, possivelmente, câncer de próstata..

8. Protege contra a doença renal: reduz a hipertrofia glomerular e a dilatação tubular..

9. Benefícios Cerebrais: impede danos oxidativos induzidos pela beta-amiloide nos glóbulos vermelhos e células dopaminérgicas. Teoricamente, isso pode ajudar a prevenir a progressão da doença de Alzheimer e outras demências, além de melhorar o fluxo cerebral.